Aposte na limpeza ecológica e natural

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Cada vez mais há uma preocupação das pessoas com o ambiente, e adaptamos as nossas escolhas para o que seja mais sustentável. Isso também pode ser aplicado na limpeza das nossas casas, onde podemos utilizar ingredientes naturais em vez de químicos para obter o mesmo efeito. Por isso, para o ajudarmos, nós convidamos nossos amigos do Habitissimopara dar dicas e mostrar que produtos do dia-a-dia você pode utilizar na limpeza, desde panelas a tirar manchas de gordura.

Conheça mais sobre a limpeza ecológica e inspire-se!

Arroz para eliminar a sujeira de frascos pequenos

Apostamos que conhece o arroz pelas suas propriedades nutricionais, mas não pela sua capacidade de limpeza! Mas ele pode ser um grande aliado na hora de limpar aqueles frascos com bocas estreitas. Você precisa preencher o frasco com água quente, despejar um pouco de arroz e deixar que tudo atue durante 10 minutos, para que a sujeira amoleça. Ao final desse tempo, agite o frasco e tire a água e o arroz. Se não funcionar de primeira, repita o processo até que a sujeira saia por completo.

Maizena para tirar manchas do tapete

A maizena é um alimento que tem muitas propriedades de limpeza, como deixar sapatos e roupa mais brancos, incluindo sapatilhas. Nesse caso, você deve lavá-las com água e sabão e depois esfregar com  a maizena. Após 24 horas, verá o resultado. No que diz respeito aos tapetes, se os manchar com gordura ou azeite, não se preocupe, apenas tem de despejar um pouco de maizena na mancha e deixar atuar durante 25 minutos. Passe o aspirador ao fim desse tempo e diga adeus à mancha!

Use sal para limpar o forno

Quando já não consegue limpar o forno com sabão e um pano húmido, não parta logo para os produtos abrasivos para se livrar da gordura. Experimente primeiro este truque: despeje sal sobre a gordura e deixe-o atuar durante 15 minutos. Se a mancha estiver muito incrustada, despeje um pouco de água morna no sal. Elimine a sujeira com um pano ou espátula, e pronto, deverá ter o problema resolvido!

Limão: um aliado multiusos

O limão é uma das estrelas dos produtos de limpeza ecológico, servindo para vários propósitos. Por exemplo, pode limpar madeira usando limão, água e chá preto. Esta mistura elimina com facilidade a sujeira e não risca a madeira. Também pode servir para limpar os banheiros: misture 40 gotas de um óleo essencial à sua escolha, limão e pinho, por exemplo. Misture estes ingredientes num borrifador, junto com duas colheres de sopa de vodca e um copo com água. Em seguida, é só limpar e comprovar os resultados.

Bicarbonato de sódio: dá brilho e clareia a roupa

O bicarbonato é muito útil para nos ajudar na limpeza da casa sem recorrer a produtos químicos. É fácil de usar, podendo dar brilho a banheiras e azulejos. Basta despejar uma pequena quantidade de bicarbonato numa esponja úmida e esfregue as superfícies que deseja limpar. Enxague e passe um pano no final. Você pode também utilizar bicarbonato para clarear a roupa, juntando uma medida de bicarbonato quando adicionar o sabão para lavar a roupa na máquina.

Use vodka para desinfetar e eliminar maus cheiros

A vodka é ideal para desinfetar banheiros e cozinhas, sendo apenas necessário misturá-la com água num borrifador e espalhar na superfície que pretende, limpando depois com um pano ou esponja. Para eliminar os maus cheiros que as vezes viajam pelo encanamento, você pode utilizar a mesma mistura como um ambientador. Depois de uma horas, o mau cheiro terá desaparecido.

Vinagre: dá brilho e remove resíduos

O vinagre é um antibacteriano natural e pode ser usado tanto para limpar ambientes como para dar brilho a talheres e torneiras. Prepare uma mistura de ½ xícara de vinagre de álcool em uma vasilha com água e deixar os talheres na mistura durante toda a noite, enxague-os no dia seguinte. Para as torneiras, basta aplicar o vinagre com um pano e pronto. Pode usar também o vinagre para remover etiquetas e adesivos de qualquer superfície, gomas de mascar coladas em tecidos e até mesmo ferrugem! Utilize-o morno sobre as superfícies e os resíduos serão eliminados depois de alguns minutos, sem grandes esforços.

Nada como cebola para limpar as grelhas da churrasqueira

Imagine o seguinte: você convidou alguns amigos para um churrasco no fim de semana e durante a semana você se dá conta  que esqueceu de limpar as grelhas da churrasqueira. Mas não se preocupe, a limpeza pode ser rápida e simples. Para começar, volte a acender o fogo e deixe que todos os resíduos amoleçam e fiquem queimados. Em seguida, pegue uma cebola grande, corte-a ao meio e esfregue-a por toda a grelha, eliminando assim os resíduos e deixando a grelha a brilhando como nova!

Ketchup e cobre

Apesar de ser um condimento saboroso, o ketchup não serve apenas para completar os seus pratos e lanches. Você pode também usá-lo para limpar peças de cobre, aplicando-o com um pano por todo o objeto que deseja limpar e deixando-o atuar durante 30 minutos. Ao fim desse tempo, enxágue os objetos com água. Os ácidos presentes no ketchup são capazes de eliminar manchas difíceis e deixar os objetos de cobre como novos.

Cascas de banana para limpar sapatos e pratas

Por essa você não esperava de certeza! Antes de jogar fora a casca de uma banana, verifique se você não tem que limpar algum sapatos ou objetos de prata, porque se esfregar a casca neles, terá como resultado um brilho incrível nas superfícies. Após este procedimento, passe um pano ligeiramente húmido para retirar quaisquer resíduos de banana que restarem.

Chá para limpar vidro e madeira

O chá, além de agradável para beber, é também perfeito para limpar superfícies de vidro e madeira. Pode ser utilizado de uma forma muito simples: ferva uma bolsa de chá (não importa qual) durante 10 minutos, e aplique com um borrifador diretamente na superfície que quer limpar. Passe, logo de seguida, um pano limpo para remover resíduos que possam ter ficado, e seque bem a superfície, principalmente se for de madeira.

 

Esperamos que estes truques a tenham inspirado a compreender o verdadeiro poder da natureza e a utilizá-lo para seu proveito e conforto!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Olá,

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário abaixo

Mais Lidas

Sem categoria
Admin

7 Dicas para manter sua casa organizada

Manter a casa organizada nem sempre é uma tarefa fácil, até mesmo pra quem tem a ajudinha dos parceiros  semanalmente ou quinzenalmente. Por isso, separamos

Conecte-se à maior rede de profissionais e
fornecedores da área da construção.

Menu principal

  • Construção
  • Projetos
  • Pequenas Reformas
  • Instalações
  • Limpeza em geral

Links importantes

  • Cadastre-se
  • Solicite orçamento
  • Dicas importantes
  • Política de privacidade
  • Termos de uso

Cadastre-se em nossa Newsletter.

Receba dicas, ofertas e descontos exclusivos, diretamente no seu e-mail com a nossa Newsletter, vamos lá Mãos a Obra e cadastre-se!

© 2016 - 2019 Mãos a Obra | Todos os direitos Reservados