Você é profissional?

Procurando Engenheiro em São Paulo?

Solicite até 4 orçamentos grátis para os engenheiros(as) mais próximos. Compare orçamentos e feche com o melhor.
É Simples, Rápido e Seguro.

Profissionais e Lojistas avaliados e seguros.

Deu tudo certo!

Informe aos profissionais o que você precisa



*
*
*
*
*
*

5000 de 5000 Caractere(s) restante(s)

*
*
*
*
*
*
*
Loading...

Como funciona?

Economize tempo e dinheiro com o Mãos à Obra

Escolha o tipo de serviço
ou produto que
você precisa.

Explique suas necessidades e envie o seu pedido.
É rápido e fácil.

Receba em até 4 horas
e conheça os
4 profissionais.

Feche com o melhor
e Mãos à Obra.
Comece agora!

Depoimentos

O que faz o engenheiro civil?

O Engenheiro Civil é o profissional responsável em elaborar um projeto, que poder ser residencial, comercial ou industrial. Ele tem contato direto com o cliente e analisa suas necessidades a partir de muita conversa e muita observação. A partir da coleta das informações iniciais, o Engenheiro Civil inicia uma segunda avaliação: a área onde será executada a obra (o terreno onde será a construção, a casa que será reformada ou ampliada, o escritório que será modificado, a empresa que será ampliada, etc.).

O Engenheiro Civil não trabalha livremente, ele tem que estar em acordo com a legislação dos órgãos públicos, porque toda construção precisa ter autorização desses órgãos públicos. O principal é a Prefeitura Municipal, mas em alguns casos a obra também precisa ter licença da Vigilância Sanitária, do Corpo de Bombeiros (estabelecimentos de saúde, hospitais, clínicas, laboratórios, locais de reunião ou aglomeração de pessoas, academias, teatros, cinemas…) e CETESB.

Para conseguir essa autorização dos órgãos públicos o Engenheiro Civil tem a obrigação de elaborar os projetos seguindo normas e leis. São ao legislações urbanísticas (federais, estaduais e municipais), sanitárias, de segurança contra incêndio e pânico, de meio ambiente, etc. Elaborar o projeto seguindo as necessidades do cliente e as exigências dos órgãos públicos é um trabalho bastante exaustivo porque são muitas leis a serem seguidas.

6 áreas em que os engenheiros civis atuam

1. Construções Urbanas - Cabem nesse item o projeto, construção e reforma de casas, prédios comercias e de moradia, estádios esportivos, shoppings centers, aeroportos e demais obras de grandes instalações.

2. Estruturas e fundações - O engenheiro civil também pode planejar e projetar fundações e estruturas que apoiem obras e construções. Entram nesse item estruturas de madeira, aço e concreto.

3. Gerenciar recursos prediais - Engenheiros civis podem atuar com a manutenção e o padrão de qualidade, ocupação e uso do solo de prédios.

4. Hidráulica e recursos hídricos - Também é função da engenharia civil projetar, gerenciar e executar obras que envolvam recursos hídricos, como por exemplo, a construção de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem ou obras costeiras.

5. Infraestrutura e transporte - Cabe ao engenheiro civil as construções de projetos ligados à infraestrutura e ao transporte, entre elas: rodovias, ferrovias, viadutos, pontes, portos, metrôs, túneis e viadutos.

6. Saneamento - Obras de saneamento básico e de tratamento de água e esgoto também são de competência dos engenheiros civis.

Além das atividades citadas acima, que compreendem o exercício primário da profissão, um engenheiro civil pode atuar com atividades secundárias, sendo elas:

Aplicação e utilização de recursos naturais; Construção e supervisão de edificações e equipamentos de segurança Análise de questões artístico-culturais e técnicos; Planejamento e fornecimento de meios de transporte e de comunicação durante a obra; Planejar e realizar projetos de estrutura industrial e, até mesmo, agropecuário.

Características de um bom engenheiro civil

1. Resolução de problemas complexos - Para trabalhar na concepção de projetos de grande porte como aeroportos e estradas, um engenheiro precisa resolver problemas complexos e lidar com eles de modo racional.

2. Saber tomar decisões - A responsabilidade de uma obra é toda do engenheiro. Por isso, ele deve saber tomar as melhores decisões, levando em consideração os custos financeiros do projeto, os materiais que serão utilizados, a segurança e o prazo de entrega da obra.

3. Liderança - O engenheiro civil acompanha todo o andamento da obra e precisa liderar com maestria sua equipe, o que inclui mestres de obra, desenhistas, empreiteiros, projetistas e outros profissionais diretamente relacionados à construção.

4. Habilidade com cálculos - A rotina de um engenheiro civil envolve cálculos e fórmulas matemáticas, gostando ou não disso. Por isso, é importante que o profissional se dedique a matemática para realizar o seu trabalho.

5. Gestão de projeto - O engenheiro civil precisa ser um gestor de projetos. Sendo assim, cabe a ele monitorar e avaliar periodicamente a obra para garantir a execução fiel do projeto.

6. Facilidade com a escrita - Escrever relatórios, redigir e-mails entre outras formas de comunicação são coisas comuns na rotina do engenheiro. E ele precisa fazer isso com clareza e objetividade, ou seja, escrever bem e corretamente é essencial.

Faça um contrato

Após realizar a escolha do profissional, entre em contato com ele para definir as datas de início e entrega do serviço. Analise todo o trabalho com o técnico, a fim de argumentar sobre quaisquer aspectos que possam ter faltado ou, até mesmo, sido esquecidos.

Um item importantíssimo, que muitas vezes não é levado em consideração, é o contrato de trabalho. É necessário que todas as atividades que serão realizadas sejam especificadas detalhadamente em contrato, para evitar problemas futuros.

Ambos devem assinar esse documento, que é importante tanto para o contratante quanto para o contratado.

Dicas importantes

Fique por dentro das nossas dicas e mande muito bem na sua reforma!

Escolha o profissional certo para sua obra ou reforma

Escolha o profissional certo para sua obra ou reforma

Você já tentou realizar algum reparo em casa e o processo te trouxe tantos contratempos que logo veio o arrependimento?…
Aposte na limpeza ecológica e natural

Aposte na limpeza ecológica e natural

Cada vez mais há uma preocupação das pessoas com o ambiente, e adaptamos as nossas escolhas para o que seja…
7 Dicas para manter sua casa organizada

7 Dicas para manter sua casa organizada

Manter a casa organizada nem sempre é uma tarefa fácil, até mesmo pra quem tem a ajudinha dos parceiros  semanalmente…

Precisando de outros serviços?

  • Eletricista
  • Gesseiro
  • Vidraceiro
  • Reformas em Geral
  • Impermeabilizador
  • Pedreiro
  • Arquiteto
  • Engenheiro
  • Construtora
  • Telhadista
  • Instalação de Ar Condicionado
  • Monitoramento e Segurança
  • Limpeza
  • Limpeza Pós Obra
  • Demolição

Menu principal

  • Construção
  • Projetos
  • Pequenas Reformas
  • Instalações
  • Limpeza em geral

Links importantes

  • Cadastre-se
  • Solicite orçamento
  • Dicas importantes
  • Política de privacidade
  • Termos de uso

Cadastre-se em nossa Newsletter.

Receba dicas, ofertas e descontos exclusivos, diretamente no seu e-mail com a nossa Newsletter, vamos lá Mãos à Obra e cadastre-se!

© 2016 - 2019 Mãos a Obra | Todos os direitos Reservados